Itacarambi

Você já ouviu falar de Itacarambi? Esse cantinho especial tem uma história interessante que começa lá atrás, quando era um distrito de São João das Missões, parte do município de Januária. Acredita que ele foi extinto em 1836? Mas não ficou de fora por muito tempo, em 1864 o distrito voltou a existir e, em 1926, ganhou um novo nome: Itacarambi. Finalmente, em 1962, o lugar conquistou sua independência e virou município! O nome Itacarambi vem do tupi “itákarãî’y”, que quer dizer “rio das pedras arranhadas” – um nome poético e misterioso que combina com a beleza e a vibe única desse pedacinho do norte de Minas.

Se você está em busca de história, espiritualidade e um toque de magia, a Igreja Nossa Senhora Imaculada Conceição é um destino imperdível! Sua construção começou em 1912 e foi concluída em 1915, com a inauguração celebrada no dia 8 de dezembro. E adivinha quem teve a brilhante ideia de erguer essa joia? O carismático Padre Maurício, um missionário franciscano da Bélgica que estava por aqui em Itacarambi! Mas espera, porque a história não para por aí! Antes da igreja, havia um antigo cemitério, que foi removido por um senhor de bom coração, o famoso Nezim de Sá. Ele decidiu que era hora de dar lugar à fé e à beleza! E, com um toque especial, o cruzeiro do antigo cemitério foi mantido por um tempo, até que Dona Miguelina decidiu que era hora de um upgrade. Com um novo cruzeiro feito de aroeira e degraus, a igreja ganhou um novo símbolo que encantou gerações! E quem trouxe a imagem da Santa? Foi o próprio Padre Ramiro, que trouxe a imagem da Virgem Imaculada Conceição do Brejo do Amparo. Essa imagem linda ainda está lá, abençoando a todos que a visitam! 

As festividades na igreja são um verdadeiro espetáculo! Todo ano, a comunidade se reúne para celebrar a Festa da Santa Cruz e a Festa do Divino Espírito Santo. No dia 8 de dezembro, as casas se enchem de alegria, orações e… deliciosos quitutes! Imagine saborear café com biscoitos, licores e até almoços festivos após uma boa reza. É um dia de celebração e união! 

E não para por aí, também tem a comemoração do aniversário da cidade, no dia 03 de março. Uma festa muito animada, com uma energia que só Itacarambi tem! Muitos shows, com artistas locais e até nacionais que agitam a galera com muita dança, alegria e emoção.

E não podemos esquecer da Praça do Coreto, a verdadeira menina dos olhos de Itacarambi! Este é o cartão-postal da cidade, onde o charme se encontra com a história. É o lugar perfeito para um passeio relaxante, fazer novas amizades e tirar fotos incríveis! E o que falar do Cais da Água Viva que proporciona uma vista panorâmica  linda e relaxante para o famoso Rio São Francisco repleto de esculturas, que contam as crenças e folclore regional, como a mula sem cabeça, as sereias e o Pirapora. E o melhor: você pode agendar passeios de barco e contemplar o nascer ou o pôr do sol.

Você sabia que Itacarambi fica pertinho do Parque Vale do Peruaçu? Pois é! A cidade é porta de entrada para esse destino maravilhoso. O parque concentra cerca 140 cavernas e mais de 80 sítios arqueológicos e pinturas rupestres com 12 mil anos.

E depois desse passeio incrível, que tal fazer uma boquinha? Um dos pratos típicos que encantam os visitantes é o frango com quiabo, cozido até que a carne fique macia e o quiabo, no ponto certo e se você preferir tem o feijão tropeiro, uma mistura saborosa de feijão, farinha de mandioca, torresmo, linguiça e couve, temperado com alho e cebola. Hummm, é de dar água na boca, né? 

Venha viver essa experiência mágica em Itacarambi!

shape
shape
shape