Campo Azul, uma joia mineira, tem uma história tão rica quanto sua beleza natural. Fundado em 22 de março de 1932, por Raimundo José de Almeida, o povoado começou como “Estandarte”, nome inspirado na cruz de madeira que ainda marca sua fundação em frente à primeira capela. Com o tempo, virou Campo Belo, até que, em 1970, passou a ser conhecido como Campo Azul , em homenagem às deslumbrantes rochas de sombra azul encontradas na região. Em 1995, esse cantinho encantador ganhou status de município, consolidando seu nome e sua identidade.
E o que fazer para desfrutar dessa cidade maravilhosa?
Um banho de cachoeira fresquinho em um lugar fantástico com uma queda d’água onde a maioria das pessoas se encontram e se banham nas suas águas puras, e claro, tem também o balneário do esparra no Rio Pacuí.
O município é característico e conhecido mundialmente por possuir o melhor “PEQUI” fruta símbolo do município e do cerrado brasileiro. A festa do pequi é uma festa nova mas muito apreciada… A festa do pequi é feita com muita competência e criatividade preparam panelas com arroz e pequi que são servidas aos convidados que deliciam com alegria e com músicas consagradas de forró. Campo Azul é o melhor produtor de Pequi.
O esporte mais praticado é o rodeio e a tradicional vaquejada é feita no parque Maria Julieta de Almeida onde tem a pista Zezinho da Piduca. E também tem o futebol juvenil, praticado no Poliesportivo.
E pra quem gosta de curtir uma festa, Campo azul tem um calendário cheio de festividades…
A famosa Festa de São Sebastião é uma das festas mais populares de Campo Azul, comemorada no dia 20 de janeiro. Uma festa religiosa acompanhada por gincanas, leilões, mascates, etc. É muita diversão nessa festa, normalmente aparecem bandas para animar o povo. Durante o dia é feito passeatas com cavalos pela cidade, onde a maioria usa a camiseta de São Sebastião, que normalmente é de cor vermelha. A noite começa, e termina com um belo queimas de fogos de artifícios. E ainda tem a “alvorada”; no qual se canta músicas populares pelas ruas e uma farofa de carne que é servida para o povo de graça, essa farofa é entregue de madrugada normalmente às 5:00 am.
E não para por aí, o aniversário da cidade é celebrado em dois dias de festas muito animado, com shows que duram a noite toda até a madrugada.
E pra quem curte uma cervejinha, o famoso festival da cerveja, também no aniversário da cidade é considerada a melhor festa de campo azul, pois mistura festa com muita cerveja… Vem gente de todos os cantos do norte de minas.
E que tal admirar a igreja localizada na Av. João Antônio de Almeida, com um jardim belíssimo à sua frente onde se encontra o marco da fundação da cidade “O CRUZEIRO”.