Se você está à procura de um destino cheio de história, natureza e, claro, um toque de aventura, prepare-se para conhecer Francisco Dumont!
Tudo começou lá atrás, em 1892, quando a febre dos diamantes atingiu o norte de Minas. Os garimpeiros, sempre atrás das pedras preciosas, formavam pequenos arraiais por onde passavam. E foi assim que um casal, Ana e Francisco Bonfim, partiu de Grão Mogol em busca de uma nova lavra. Mas o destino reservou uma surpresa: eles se perderam e acamparam à beira de um córrego, batizados depois de Sassafrás. E adivinha só? Na manhã seguinte, dona Ana, enquanto lavava a louça, não encontrou nada menos que um DIAMANTE! Foi o pontapé para o surgimento do Arraial do Barreiro, que com o tempo evoluiu para o que hoje conhecemos como Francisco Dumont
E por falar em história, este município passou por algumas transformações ao longo dos anos. Primeiro veio a elevação para o distrito, depois algumas mudanças de nome, até que em 1963, finalmente, Francisco Dumont foi oficialmente instalado como município. Hoje, o “franciscodumonsense” (sim, esse é o gentílico oficial!) tem orgulho de sua rica cultura e tradição.
Se você é daqueles que curtem um bom mergulho na natureza, o “Açudão” é o lugar! Com piscinas naturais perfeitas para um dia de lazer, é a principal atração turística da cidade. Além disso, para quem gosta de uma trilha, a Serra do Cabral oferece paisagens deslumbrantes e a chance de ver de perto pinturas rupestres e uma flora e fauna que vão te deixar boquiaberto. Ah, e tem a Cachoeira do Barreiro, com suas quedas d’água e poços de águas cristalinas, perfeitas para um banho relaxante ou umas boas fotos para as redes!
Mas não para por aí, a Casa da Cultura é um refúgio para mergulhar na história, explorar a cultura local e se encantar com artesanatos únicos! Venha viver essa experiência e levar um pedacinho de Francisco Dumont com você!